top of page
Jurados1.png

júri

Para esta 2ª edição do Guia, montamos um júri com um time de profissionais experientes do Marketing e da Publicidade para avaliar, dentre as marcas que alcançaram 5 estrelas, quais foram as melhores do ano nas categorias analisadas. Conheça!

Jurados2.png

 Heloísa Santana

Presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional

  • LinkedIn

Publicitária com especialização em finanças e terceiro setor.
Trabalha com Comunicação e Marketing há mais de 30
anos. Atualmente é Presidente Executiva na AMPRO (Associação de Marketing Promocional) e foi jurada do Cannes Lions em 2022 e 2023.

HeloisaSantana - 4.jpg

Iza Dezon

Especialista em tendências
e sócia-fundadora da DEZON

  • LinkedIn

Expert em análise de tendências, fundadora da DEZON e idealizadora do podcast Ciao, Bela. Desenvolve projetos, palestras, workshops e  mentorias, ministra cursos e dá aulas sobre macrotendências na FAAP e no Istituto Europeo di Design (IED).

Iza Dezon.png
Renata_Leao_headshot_opt3.png

Renata Leão

Diretora de Criação Executiva na DAVID São Paulo

Coliderança do departamento criativo da DAVID São Paulo. Conta com mais de 40 prêmios nacionais e internacionais em seu currículo e já trabalhou com algumas das marcas mais icônicas do mundo.

  • LinkedIn
Rodrigo V Cunha1.jpg

Rodrigo Cunha

CEO e fundador da Profile

Jornalista com atuação na área de comunicação e sustentabilidade no mercado financeiro. É CEO e fundador da Profile. Autor do livro Humanos de Negócios, que conta histórias de líderes que estão (re)humanizando o mundo dos negócios.

  • LinkedIn
Garrafa jurados.png
OS MELHORES PRODUTOS SOCIAIS DE 2022
Como foi a avaliação dos jurados? 

Após a análise dos 60 produtos por parte do time do Instituto MOL, convidamos os jurados a participarem de uma segunda rodada. Os profissionais se reuniram presencialmente, em nosso escritório em São Paulo, para um debate orientado pelas fichas dos produtos mais bem classificados na análise de comunicação — ou seja, aqueles que receberam 5 estrelas. 


A conversa foi guiada por novos critérios de avaliação

Experiência com o produto (dá vontade de comprar o produto/fazer parte da causa?); iniciativa escalável (é capaz de impactar muitos consumidores e mudar comportamentos?); produto integrado ao perfil da marca (há relação entre o negócio e a causa que está apoiando?) e estratégia de comunicação (a história está sendo bem contada?). 

Quer saber quais as marcas vencedoras? 

Conheça os melhores produtos sociais de 2022

Nossa
metodologia

Assim como na 1ª edição deste Guia, avaliamos produtos sociais à venda no mercado brasileiro, enfocando suas práticas de comunicação e transparência. Foram analisadas 60 campanhas
de diferentes marcas e setores. Como novidade, formamos um júri que elegeu os melhores produtos sociais de 2022 em cinco categorias: ano todo, sazonal, terceiro setor, negócio social e transacional. 

Adesivo.png

Critérios

No início de 2023, analisamos os produtos sociais de acordo com os quatro critérios descritos abaixo. Cada um deles gerou uma pontuação de 0 a 10, que foi somada e classificada entre 1 e 5 estrelas.

Os critérios de avaliação foram mantidos: analisamos a clareza da mecânica e a proposta de doação; a apresentação do produto e a sua conexão com o propósito da marca; a publicização da prestação de contas; e a disposição em atender a dúvidas de consumidores via contato direto e a solicitações de imprensa.

Cada um deles gerou uma pontuação de 0 a 10 pontos que, somada, totalizou a classificação entre 1 e 5 estrelas. A escolha dos produtos a serem avaliados foi norteada pelo tamanho das marcas e o potencial de impacto social, com preferência para empresas de grande porte e conhecidas do público. 

Notamos que o setor de moda e acessórios foi o mais representativo, com 34% dos produtos pertencentes a essa categoria. Também verificamos que 18 marcas que participaram do Guia 2021-2022 lançaram novos produtos em 2022.

10 pontos
Esclarece mecanismo, causa e organização beneficiada

5 pontos
Deixa dúvidas sobre mecanismo ou organização beneficiada

0 pontos
Não dá para entender a proposta/causa

ElementosSoltos_Sacola.png

Qualificação

5 estrelas.png

Resultado

33 a 40 pontos

Qualificação

4 estrelas.png

Resultado

25 a 32 pontos

Qualificação

3 estrelas.png

Resultado

17 a 24 pontos

Qualificação

2 estrelas.png

Resultado

9 a 16 pontos

Qualificação

1 estrela.png

Resultado

0 a 8 pontos

Acompanhe as novidades em vídeo sobre análises dos produtos sociais deste guia
Acompanhe as novidades em vídeo sobre análises dos produtos sociais deste guia
Acompanhe as novidades em vídeo sobre análises dos produtos sociais deste guia
Fundo video explicacao metodologia.png
Ainda quer saber como funciona a nossa metodologia, os critérios e a pontuação? 
Preparamos um vídeo bem didático que explica esses pontos e conta todas as novidades da edição 2023!
TagBanner.png

Quer ver sua marca representada na próxima edição do guia?

Preencha o formulário e mostre que seu produto social merece 5 estrelas!

Quer informar um erro no conteúdo deste guia? 

bottom of page