top of page
júri
Para esta 2ª edição do Guia, montamos um júri com um time de profissionais experientes do Marketing e da Publicidade para avaliar, dentre as marcas que alcançaram 5 estrelas, quais foram as melhores do ano nas categorias analisadas. Conheça!
Heloísa Santana
Presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional
Publicitária com especialização em finanças e terceiro setor.
Trabalha com Comunicação e Marketing há mais de 30
anos. Atualmente é Presidente Executiva na AMPRO (Associação de Marketing Promocional) e foi jurada do Cannes Lions em 2022 e 2023.
Iza Dezon
Especialista em tendências
e sócia-fundadora da DEZON
Expert em análise de tendências, fundadora da DEZON e idealizadora do podcast Ciao, Bela. Desenvolve projetos, palestras, workshops e mentorias, ministra cursos e dá aulas sobre macrotendências na FAAP e no Istituto Europeo di Design (IED).
OS MELHORES PRODUTOS SOCIAIS DE 2022
Como foi a avaliação dos jurados?
Após a análise dos 60 produtos por parte do time do Instituto MOL, convidamos os jurados a participarem de uma segunda rodada. Os profissionais se reuniram presencialmente, em nosso escritório em São Paulo, para um debate orientado pelas fichas dos produtos mais bem classificados na análise de comunicação — ou seja, aqueles que receberam 5 estrelas.
A conversa foi guiada por novos critérios de avaliação
Experiência com o produto (dá vontade de comprar o produto/fazer parte da causa?); iniciativa escalável (é capaz de impactar muitos consumidores e mudar comportamentos?); produto integrado ao perfil da marca (há relação entre o negócio e a causa que está apoiando?) e estratégia de comunicação (a história está sendo bem contada?).
Quer saber quais as marcas vencedoras?
Conheça os melhores produtos sociais de 2022
Nossa
metodologia
Assim como na 1ª edição deste Guia, avaliamos produtos sociais à venda no mercado brasileiro, enfocando suas práticas de comunicação e transparência. Foram analisadas 60 campanhas
de diferentes marcas e setores. Como novidade, formamos um júri que elegeu os melhores produtos sociais de 2022 em cinco categorias: ano todo, sazonal, terceiro setor, negócio social e transacional.
Critérios
No início de 2023, analisamos os produtos sociais de acordo com os quatro critérios descritos abaixo. Cada um deles gerou uma pontuação de 0 a 10, que foi somada e classificada entre 1 e 5 estrelas.
Os critérios de avaliação foram mantidos: analisamos a clareza da mecânica e a proposta de doação; a apresentação do produto e a sua conexão com o propósito da marca; a publicização da prestação de contas; e a disposição em atender a dúvidas de consumidores via contato direto e a solicitações de imprensa.
Cada um deles gerou uma pontuação de 0 a 10 pontos que, somada, totalizou a classificação entre 1 e 5 estrelas. A escolha dos produtos a serem avaliados foi norteada pelo tamanho das marcas e o potencial de impacto social, com preferência para empresas de grande porte e conhecidas do público.
Notamos que o setor de moda e acessórios foi o mais representativo, com 34% dos produtos pertencentes a essa categoria. Também verificamos que 18 marcas que participaram do Guia 2021-2022 lançaram novos produtos em 2022.
10 pontos
Esclarece mecanismo, causa e organização beneficiada
5 pontos
Deixa dúvidas sobre mecanismo ou organização beneficiada
0 pontos
Não dá para entender a proposta/causa
Qualificação
Resultado
33 a 40 pontos
Qualificação
Resultado
25 a 32 pontos
Qualificação
Resultado
17 a 24 pontos
Qualificação
Resultado
9 a 16 pontos
Qualificação
Resultado
0 a 8 pontos
Ainda quer saber como funciona a nossa metodologia, os critérios e a pontuação?
Preparamos um vídeo bem didático que explica esses pontos e conta todas as novidades da edição 2023!
bottom of page